Os 20 melhores zagueiros e laterais da historia no Futebol

Este artigo será dedicado a todos aqueles que são responsáveis por interromper, perturbar e acabar com o jogo ofensivo. Por esse motivo de desarmar as jogadas dos atacantes, eles não recebem a mesma atenção que um atacante, que faz dribles, chuta a gol, faz gol de cabeça ou de letra, em vez disso se dedicam a apoiar os seus colegas no setor defensivo, com o objetivo de travar os ataques laterais ou pelo meio, eles são os nossos zagueiros que defendem o gol de todas as artimanhas preparadas para eles. Não podemos deixar de esquecer os zagueiros que contribuem na hora de fazer um ataque, tanto em uma jogada ou uma bola parada. Esclareço que tentou ser menos arbitrário e subjetivo quanto possível e tenho como base principalmente as estatísticas, pesquisas e opiniões de treinadores e jogadores.  

20) PAOLO MALDINI (ITÁLIA)

É um ex-futebolista italiano que jogou como zagueiro central, e raramente saía para as laterais, jogou no Milan na Serie A da Itália. É filho do ex-técnico da Itália Cesare Maldini, passou toda a sua carreira com o Milan da Itália, tornando-se o jogador que mais tempo vestiu a camisa rossonera e mais jogos disputados na Serie A.

 

19) BERTI VOGTS (ALEMANHA)

Hans Hubert "Berti" Vogts nasceu em 30 de dezembro de 1946, em Büttgen (Alemanha) é um ex-jogador e treinador. Vogts juntou-se a equipe de futebol local no clube VfR Büttgen em 1954, quando ele tinha 7 anos de idade, jogando lá até 1965, ano em que foi transferido para o Borussia Mönchengladbach. Foi um lateral direito e sua tenacidade lhe rendeu o apelido de "Der Terrier". Ele foi uma das figuras de ouro do Borussia na década de 70, quando conquistou cinco vezes a Bundesliga, uma Taça da Alemanha e a Taça UEFA duas vezes. Também teve grandes atuações defendendo a seleção da Alemanha, conquistando a Copa do Mundo em 1974.

 

18) CARLES PUYOL (ESPANHA)

Entre suas maiores virtudes uma delas foi ser o melhor zagueiro da UEFA Champions League em 2006 e carrega o recorde de ser escolhido 6 vezes na seleção da UEFA em 2002, 2005, 2006, 2008, 2009 e 2010. Ele também foi incluído na seleção do Ano pela FIFPro (agora conhecido como prêmio FIFA / FIFPro) três vezes: 2007, 2008 e 2010. Ele foi selecionado pelos jornais The Sun e Don Bola como um dos quatro melhores zagueiros da década nos anos de 2009 e 2010, sucessivamente. Recentemente se aposentou no Barcelona, time que defendeu por longos anos sendo inúmeras vezes o capitão do time. Além de suas atuações em clubes, ele defendeu a seleção espanhola, em uma ocasião fez um gol decisivo na copa do mundo.

 

17) JOSE NASAZZI (URUGUAI)

José Nasazzi Yarza (Montevidéu, Uruguai, 24 de maio de 1901 - 17 de junho de 1968) foi um jogador uruguaio que teve sua passagem como capitão na sua seleção, conquistou as medalhas de ouro em Jogos Olímpicos Paris 1924, Amsterdã 1928 e a Copa do Mundo, realizada no Uruguai em 1930. Ele é considerado um dos melhores defensores latino-americanos de todos os tempos e no topo dos melhores jogadores da historia no futebol uruguaio.  

16)CAFU (BRASIL)

Marcos Evangelista de Moraes (19 de Junho de 1970), mais conhecido como Cafu, é o capitão absoluto de todos os tempos defendendo a seleção do Brasil, com 142 jogos disputados. Ele conquistou a Copa do Mundo junto com a seleção em duas oportunidades e em 2002 ele se tornou o primeiro jogador a atuar três finais consecutivas da Copa do Mundo. Oficialmente começou sua carreira no São Paulo FC, onde ele ganhou sua primeira Copa 1988 e conquistou a Copa Libertadores em 1992 e 1993. Em 1995, ele foi transferido para o Real Zaragoza da Espanha. Depois de um curto retorno para o Brasil, ele entra para o Palmeiras em 1996, logo depois ele assina contrato junto a equipe italiana do Roma em 1997 onde foi campeão da Serie A em 2001. Cafu foi claro favorito da torcida de casa, ganhando o apelido de II Pendolino ('trem expresso'). Entrou para o Milan em 2003, logo após rejeitar uma transferência para Yokohama Marinos. Atualmente é aposentado atuando como comentarista em programas de televisão.

 

15)CARLOS ALBERTO (BRASIL)

Carlos Alberto Torres (nascido em 17 de julho, 1944, no Rio de Janeiro, Brasil). Ele é um ex-jogador brasileiro. Foi um dos jogadores responsáveis em ajudar a seleção a vencer a Copa do Mundo de 1970. Carlos Alberto deu inicio no Fluminense, com a idade de 19, em seguida, mudou-se para o Santos, onde tornou-se colega de equipe de Pele. Sua característica mais marcante era ser um lateral ofensivo de grande poder e capacidade, sempre empurrando seu time para a frente.

 

14)MARCEL DESAILLY (FRANÇA)

Donkey Addy-Marcel Desailly é um ex-jogador de futebol da França, atualmente um cidadão e ex-estrela de sua equipe nacional, com quem venceu a Copa do Mundo da FIFA 1998 e a Euro 2000. Nascido 07 de setembro de 1968 em Accra, Desailly foi para a França depois de ter sido adotado quando era uma criança por um diplomata francês.

desailly  

13) GAETANO SCIREA (ITÁLIA)

Gaetano Scirea, (25 de maio, 1953 - 3 de Setembro de 1989) foi um jogador de futebol da Itália considerado, juntamente com Franz Beckenbauer e Franco Baresi, um dos três melhores zagueiros da história do mundo, tanto em qualidade técnica, tática e por seu cavalheirismo esportivo e humano, o que foi reconhecido e admirado pelos adversários e até mesmo os mais ferrenhos defensores de

clubes rivais.  

12) LILIAN THURAM (FRANÇA)

Ruddy Lilian Thuram-Ulian (Pointe-à-Pitre, Guadalupe, 01 de janeiro de 1972) é um ex-futebolista francês, ele jogou na defesa e nas laterais. Começou na Seleção Francesa dia 22 de maio de 1994 diante a República Checa. Thuram fez parte da equipe que conquistou a Copa do Mundo em 1998, e em 2002 e 2006 chegou a final. Ele carrega o titulo de ter jogado mais partidas defendendo a França, também foi autor de dois gols.

   

11) HECTOR CHUMPITAZ (PERU)

Hector Eduardo Chumpitaz González (Canete, província de Cañete, Peru, 12 de abril, 1944), ex-jogador de futebol peruano. Considerado pela FIFA um dos melhores zagueiros sul-americanos do século XX, é também um dos melhores exemplos na história do futebol no Peru. Classificação 36 no ranking do melhor jogador sul-americano do século publicado pela IFFHS em 2004.

22307.gif  

10) PAUL BREITNER (ALEMANHA)

Paul Breitner é um ex-jogador de futebol, ícone dos anos 70 na Alemanha. Ele nasceu em 5 de Setembro de 1951 em Kolbermoor na região da Baviera. Em 1970, Paul Breitner começou sua carreira de futebol profissional, precisamente no Bayern de Munique. Paul foi uma peça fundamental para a conquista de três campeonatos nacionais, e o primeiro clube a ganhar a Taça dos Campeões Europeus em 1974 para os alemães. Após esta fase pelo Bayern, nesse mesmo ano de 1974, tendo atingido a Copa do Mundo na Alemanha, Breitner é transferido para o Real Madrid da Espanha. E sua passagem pelo clube merengue não passou despercebido: 2 ligas espanholas foram conquistadas durante a sua estadia no clube.

 

9) RUUD KROLL (HOLANDA)

Rudolf Jozef Krol, conhecido como Ruud Krol ou Rudi Krol (Amsterdã, Holanda, 24 de março de 1949) é um ex-jogador e técnico holandês. Caracterizou-se por disciplina excepcional e eficiência para marcar os espaços próximos aos atacantes. Krol deu inicio sua carreira no Ajax de Amsterdã sob a tutela do lendário Rinus Michels. Em sua primeira temporada no clube ela ficava poucos minutos em cada partida. Após a saída de Theo van Duijvenbode na lateral esquerda em 1969, Krol tornou-se titular absoluto na posição.

 

8) NILTON SANTOS ( BRASIL)

Nilton Reis dos Santos (nascido em 16 de maio de 1925) é um ex-jogador de futebol. Foi conhecido como "A Enciclopédia" por causa de seu conhecimento sobre o esporte, também era um jogador-chave na defesa durante a Copa do Mundo 1954, 1958 e 1962 e tornou-se famoso por fazer um gol fantástico perante a Áustria na edição de 1958 em que driblou todo mundo, deixando o treinador Vicente Feola aflito.

 NILTON~1 (1) 

7) BOBBY MOORE (INGLATERRA)

Robert Frederick Chelsea "Bobby" Moore (12 de Abril, 1941-24 Fevereiro de 1993) foi um jogador Inglês destacado entre seus colegas por carregar uma vasta qualidade técnica como zagueiro, considerado um dos melhores zagueiros da história no futebol mundial, foi capitão do West Ham United por cerca de 10 anos, também capitão da seleção nacional da Inglaterra na Copa do Mundo de 1966 realizada no país. O vídeo abaixo mostra suas habilidades defendendo o setor defensivo em varias partidas.

 

6) GIACINTO FACCHETTI (ITÁLIA)

Giacinto Facchetti ( 18 Julio 1942 - 04 setembro de 2006) foi um jogador profissional de futebol e logo depois foi presidente da Inter de Milão, um cargo que ocupou ate o dia do seu falecimento. Facchetti começou sua carreira no clube da sua cidade onde nasceu, o Trevigliese, onde jogou como um lateral, logo atraiu a atenção do técnico do Internazionale, Helenio Herrera, onde ficou como lateral esquerdo no time em 1960. Quando entrou ao clube, a sua carreira começou brilhantemente vencendo varias competições.

 

5) RONALD KOEMAN (HOLANDA)

Ele participou em três grandes clubes holandeses Ajax, PSV, e Feyenoord, na Espanha fez parte do Barcelona na época que o time era considerado o "Dream Team" que venceu a primeira Copa da Europa na história do Barcelona, graças a um gol de Koeman na final, em 20 de maio de 1992, perante o Sampdoria. Atuando pelo Barcelona também conquistou quatro campeonatos nacionais. Foi também um dos que ajudou o PSV a conquistar um titulo em 1988 contra o Benfica nos pênaltis, com a primeira cobrança de pênaltis.

   

4) DANIEL PASSARELLA (ARGENTINA)

Deu inicio como jogador profissional no Atlético Club Sarmiento de Junín, após ser destaque onde começou, logo foi defender o River Plate, Fiorentina e Inter. É considerado pela FIFA como um dos melhores zagueiros sul-americanos de todos os tempos. É caracterizado por uma grande personalidade e temperamento, também carrega o segundo lugar como goleador, somando 134 gols em 451 partidas oficiais, ficando atrás do holandês Ronald Koeman, informações de acordo com a IFFHS. Passarella tem a distinção de ser o único jogador argentino a ser campeão mundial com a seleção em 1978 e 1986.  

 

3) FRANCO BARESI (ITÁLIA)

Baresi é o segundo maior jogador na história do Milan da Itália depois de Paolo Maldini, participou em 719 partidas, além de ser um jogador que ganhou tudo com o seu clube e ter sido campeão 6 vezes na Serie A, 4 vezes Supercopa da Itália, 3 vezes vencedor da Liga dos Campeões, 3 vezes SuperTaça Europa e 2 Taça Intercontinental, somando 18 títulos. Fez parte da equipe italiana que conquistou a Copa do Mundo FIFA de 1982.

 

2) ELIAS FIGUEROA (CHILE)

Reconhecido como o melhor jogador de futebol chileno de todos os tempos, na sua posição de zagueiro, tem sido considerado um dos maiores da história, junto com os campeões da Copa do Mundo da Inglaterra Bobby Moore, o italiano Franco Baresi e o alemão Franz Beckenbauer. Os mesmos Franz Beckenbauer e Pelé o consideram o melhor em sua posição.  

 

1) FRANZ BECKENBAUER (ALEMANHA)

Apelidado de "Kaiser", é reconhecido como jogador de todos os tempos na zaga e o maior na história do seu país. Ele era o capitão da equipe alemã que venceu a Copa Mundial FIFA em 1974 e Euro 1972. Ele também recebeu três UEFA Champions League, uma Taça Intercontinental, uma Taça da Europa, quatro Bundesliga e quatro Copas da Alemanha defendendo o Bayern de Munique.
  


Comente abaixa este top 20 zagueiros da história...

Pesquisar no site

Patrocínio

Inscreva-se em nosso Canal